Artigo Acesso aberto

Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas

2013; Brazilian Information Design Society (SBDI); Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.51358/id.v9i3.138

ISSN

1808-5377

Autores

Aléxia Carvalho Brasil, Claudia Teixeira Marinho, Daniel Ribeiro Cardoso,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

A proposta deste artigo apresentar os fundamentos de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido na UFC (Universidade Federal do Ceara), sobre os processos de criao que engendram o projeto de design. A partir de conceitos oferecidos por De Certeau lgica das aes e da metodologia de pesquisa oferecida pela Critica Gentica voltada para o estudo dos documento de processo da criao , propomos uma abordagem processual do design. Buscamos, portanto, uma metodologia de projeto centrada na lgica das aes; como complemento daquelas metodologias de projeto, ento centradas na lgica cientfica.

Referência(s)