
Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural
2014; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.19175/recom.v0i0.426
ISSN2236-6091
AutoresFábio da Costa Carbogim, Denise Barbosa de Castro Friedrich, Vilanice Alves de Araújo Püschel, Larissa Bertacchini de Oliveira, Heloisa Ribeiro do Nascimento,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoAnalisar o Projeto Politico Pedagogico (PPP) do curso de enfermagem a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para graduacao em enfermagem (DCN), assim como propostas de transformacao curricular e estrategias de ensino que viabilizem a integralidade. Pesquisa qualitativa, na perspectiva da abordagem historico-cultural. No cenario historico-cultural da instituicao, a integralidade enquanto eixo norteador ainda e uma realidade em construcao. Nota-se forte influencia das Diretrizes Curriculares sobre o PPP do curso. Os docentes acreditam que um marco teorico que oriente do inicio ao fim, o Projeto Politico do Curso, no sentido da integralidade, representa um caminho. Em relacao as estrategias de ensino, tem-se o portfolio enquanto instrumento e a tecnologia da problematizacao.Ha necessidade de conexoes a partir de um exercicio critico compartilhado, requerendo redes de comunicacao e cooperacao entre os envolvidos no processo de ensino/cuidado permeado pela integralidade.
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