Artigo Produção Nacional

Paradigma da integralidade no currículo e nas estratégias de ensino em enfermagem: um enfoque histórico-cultural

2014; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.19175/recom.v0i0.426

ISSN

2236-6091

Autores

Fábio da Costa Carbogim, Denise Barbosa de Castro Friedrich, Vilanice Alves de Araújo Püschel, Larissa Bertacchini de Oliveira, Heloisa Ribeiro do Nascimento,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Analisar o Projeto Politico Pedagogico (PPP) do curso de enfermagem a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para graduacao em enfermagem (DCN), assim como propostas de transformacao curricular e estrategias de ensino que viabilizem a integralidade. Pesquisa qualitativa, na perspectiva da abordagem historico-cultural. No cenario historico-cultural da instituicao, a integralidade enquanto eixo norteador ainda e uma realidade em construcao. Nota-se forte influencia das Diretrizes Curriculares sobre o PPP do curso. Os docentes acreditam que um marco teorico que oriente do inicio ao fim, o Projeto Politico do Curso, no sentido da integralidade, representa um caminho. Em relacao as estrategias de ensino, tem-se o portfolio enquanto instrumento e a tecnologia da problematizacao.Ha necessidade de conexoes a partir de um exercicio critico compartilhado, requerendo redes de comunicacao e cooperacao entre os envolvidos no processo de ensino/cuidado permeado pela integralidade.

Referência(s)