Artigo Produção Nacional

Filosofia Cristã: tensões, afastamentos e influências nas ordens religiosas – século XVI

2012; Uniabeu; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2238-2127

Autores

Ronaldo Teixeira Couto,

Tópico(s)

Religious and Theological Studies

Resumo

No final do medievo e no inicio da modernidade o cristianismo sofreu uma forte influencia da Filosofia classica grega, dando origem a chamada Filosofia Crista, atraves dos pensamentos de filosofos, tais como o bispo catolico Aurelio Agostinho, no seculo V e o padre catolico Tomas de Aquino no seculo XIII. Embora sendo religiosos submetidos a mesma rigidez ortodoxa, tipica da Igreja catolica na epoca, esses pensadores estabeleceram, em alguns pontos, percepcoes diferentes sobre interpretacoes da conduta moral, etica e religiosa, frente a realidade, de modo que tais entendimentos afetaram a compreensao, o comportamento e as acoes de sacerdotes e fieis. Nesse sentido, a presente comunicacao tem por objetivos avaliar em que medida os afastamentos das percepcoes platonicas e aristotelicas influenciaram a Filosofia Crista e teriam desenvolvido rupturas internas na Igreja Catolica e verificar ate que ponto essa divergencia doutrinaria afetou a ortodoxia crista e a pratica missionaria da Companhia de Jesus no Brasil colonial. Como base teorica foram utilizadas as obras de Agostinho (Confissoes) e de Tomas de Aquino (Suma teologica) e perseguindo o vies metodologico, a pesquisa foi teorico-descritiva, com perspectiva bibliografica centrada na Historia da Filosofia. Percebeu-se que o entendimento de Tomas de Aquino, com seu conceito de livre arbitrio, sofreu represalias das ordens religiosas mais antigas, como por exemplo dos franciscanos, mas, foi absorvido e praticado por uma das mais recentes ordens fundadas na Igreja catolica que foi a Companhia de Jesus, em plena Reforma catolica, no seculo XVI. Com sua pratica missionaria no Oriente, Africa e americas portuguesa e espanhola, absolutamente integrada ao processo de colonizacao, os inacianos optaram por reinterpretar os dogmas cristaos numa emergente ortodoxia, adaptando-se as vicissitudes e circunstâncias do cotidiano, numa especie de traducao cultural e mediacao entre a tradicao religiosa e a realidade colonial, numa dialetica entre prudencia e tolerância, aproximando-se do que Max Weber chamou de etica da responsabilidade. Palavras chave: missionacao jesuita, ortodoxia emergente, traducao cultural.

Referência(s)