DISCURSO ORGANIZACIONAL: CENOGRAFIAS QUE CONSTROEM A IMAGEM E A IDENTIDADE
2014; Volume: 19; Linguagem: Português
ISSN
2446-7006
AutoresAlexandra Thomas Rosanelli, Ernani César de Freitas,
Tópico(s)Corporate Identity and Reputation
ResumoO tema desta pesquisa compreende um estudo referente aos tracos da identidade e da imagem organizacional, servindo-se das conexoes enunciativas configuradas na cenografia e no ethos discursivo corporativo. Investiga, tambem, potencialidades signicas das imagens projetadas na materialidade discursiva, presentes na publicidade da empresa brasileira Italinea Industria de Moveis, da serra gaucha, expostas no video institucional 2014, o qual serviu de corpus para este estudo. O objetivo foi investigar o discurso presente no filme a partir da comunicacao verbo-visual e de suas inter-relacoes com o contexto organizacional. Trata-se de um estudo teorico e analitico que se fundamentou em teorias e em autores da comunicacao e publicidade (KOTLER; KELLER, 2006), da semiotica aplicada (SANTAELLA, 2002), em interface com os pressupostos da analise do discurso da escola francesa (MAINGUENEAU, 1997, 2002, 2008a, 2008b). Os procedimentos metodologicos utilizados foram pesquisa exploratorio-descritiva, bibliografica e um estudo de caso desenvolvido em uma industria moveleira. A analise ocorreu por meio da abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que o ethos e amparado por uma cenografia que, atraves de praticas discursivo-comunicacionais, ganha sentido por meio da linguagem verbo-visual, mediante um todo inter-relacionado que repercute a imagem da empresa Italinea.
Referência(s)