
OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E A FORMAÇÃO MORAL DO SUJEITO
2009; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 10; Issue: 20 Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
Autores Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO artigo trata da tensao existente entre os pressupostos objetivos e subjetivos na filosofia. Percorre a tradicao Socratica-Platonica, presente no texto da Alegoria da Caverna, para abordar a genese do modo de pensar em educacao e, dessa maneira, identifica sua construcao moral no individuo. Nessa trajetoria de formacao da moral ocidental, ele chega a reversao do plano das ideias, operada por Rene Descartes no sec. XVII. Com isso, destaca o privilegiamento dos pressupostos subjetivos na formacao do sujeito na modernidade. Nesse sentido, enfatiza a importância da obra Didatica Magna de Comenius, no campo da educacao, como produto teorico-pratico do exercicio perene entre os pressupostos objetivos e subjetivos. Palavras-chave: Pressupostos objetivos e subjetivos, moral.
Referência(s)