Artigo Revisado por pares

VIDEOTRASH: o YouTube e a cultura do ???spoof??? na internet

2008; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português

ISSN

1982-2553

Autores

Erick Felinto,

Tópico(s)

Media Studies and Communication

Resumo

a expansao exponencial da internet como banco de dados tem favorecido a preservacao e difusao de informacao tradicionalmente considerada como descartavel ou de pouco valor cultural. Videos pessoais, producoes independentes, albuns de fotografias ou trabalhos co- legiais constituem apenas alguns exemplos do tipo de material que comeca a multiplicar-se no espaco da rede. Esse excesso de informacao “sem importância” cria, nas palavras de david Shenk (1997), uma especie de “datasmog”, ou “nuvem de dados”, dificil de analisar e inedita na historia da humanidade, antes caracterizada essencialmente pela escassez de informacao. dentre essa producao crescente, destaca-se a pratica que vem sendo denominada como “spoof”, ou seja, as virtualmente infinitas variacoes parodicas em torno de produtos midiaticos de grande circulacao, como comerciais e seriados de televisao. O objetivo deste trabalho e delinear o esboco de uma possivel teoria do “lixo digital”, com base na observa- cao das caracteristicas dos “spoofs” disponibilizados em websites como YouTube e em sua consideracao no contexto das poeticas da cultura tecnologica contemporânea.

Referência(s)