
IMPRESSÕES DE EDUCADORAS/ES AMBIENTAIS EM RELAÇÃO À VISITAS GUIADAS EM UM ZOOLÓGICO
2012; Volume: 28; Linguagem: Português
10.14295/remea.v28i0.3129
ISSN2318-4884
AutoresValéria Ghisloti Iared, Ariane Di Tullio, Haydée Torres de Oliveira,
Tópico(s)Museums and Cultural Heritage
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar, por meio de fotografias, as visitas educativas realizadas no Parque Ecologico de Sao Carlos (SP) durante o segundo semestre de 2011. As fotografias sao indicadas, por alguns autoras/es, para auxiliar na coleta de dados em pesquisas sociais. Acreditamos que as imagens podem motivar a memoria das/os participantes da pesquisa quando questionadas/os sobre as potencialidades, dificuldades, sugestoes e impressoes na analise das visitas. Optamos, tambem, por acrescentar um topico no qual essa tecnica de coleta de dados e avaliada. As potencialidades e lacunas que emergiram durante o grupo focal estao em consonância com outras pesquisas realizadas no contexto dos zoologicos. Dois aspectos debatidos durante o grupo focal e que parecem ser desafios a serem superados sao: a importância de se trabalhar o papel dos zoologicos na conservacao ex situ em seus programas de educacao ambiental e a profissionalizacao das/os monitoras/es. A coleta de dados por meio de fotografias fez emergir alguns aspectos importantes para a investigacao. No entanto, acreditamos que em uma entrevista individual, as fotografias contribuiriam mais no sentido de subsidiar a lembranca dos acontecimentos do que no presente estudo.
Referência(s)