Artigo Acesso aberto Revisado por pares

EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: ATITUDES DOS DOCENTES.

2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.40143

ISSN

1982-8918

Autores

Celina Luísa Raimundo Martins,

Tópico(s)

Inclusive Education and Diversity

Resumo

A Educação Física (EF) é vista como um componente curricular privilegiado na Inclusão de estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Pretendeu- se com este estudo descrever as atitudes inclusivas de 53 docentes de EF a lecionar em escolas públicas do Distrito do Porto - Portugal. Aplicou-se uma metodologia mista, com recurso a uma escala de atitude e a um grupo de discussão. Os resultados revelaram atitudes positivas, que dependeram de diferentes fatores. Concluiu-se a necessidade de investir na formação específica dos docentes, no apoio multidisciplinar, na diferenciação curricular, nas infraestruturas e na participação ativa de toda a comunidade educativa.

Referência(s)