
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um Curso de Graduação Modalidade EAD: uma Proposta Cooperativa Construída em Ambiente a Distância
2011; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.21909
ISSN1679-1916
AutoresLuciane Magalhães Corte Real, Silvana Corbellini,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO presente artigo problematiza a construção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) mediado por ambiente a distância (pbworks) em um curso de Graduação na modalidade a distância de uma Universidade Pública. Para tal fim foi utilizado o estudo de caso de um grupo de dez alunos pertencentes a um orientador. O objetivo da investigação foi aprofundar as relações interpessoais (presencial e/ou a distância) que podem estar presentes na orientação e suas implicações. O referencial teórico que norteou o trabalho foi a Epistemologia Genética Piagetiana e contribuições da Psicanálise Lacaniana, a primeira concebe a construção do conhecimento na interação do sujeito com o meio e a segunda, o inconsciente e as suas implicações na construção deste sujeito. Ambas as teorias partem do pressuposto de um sujeito ativo, autor de sua história. Constatou-se de que a orientação a distância, aliada a uma prática em cooperação, no sentido piagetiano, acrescenta valores ao trabalho científico como um todo, além de engendrarem novas formações de relações de trabalho, ampliando conhecimentos e integrando pessoas, enriquecendo, desta maneira a formação do docente.
Referência(s)