Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Communication Strategies and Proficiency Levels in L2 Speech Production: a systematic relationship

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 17; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17851/2237-2083.17.1.7-50

ISSN

2237-2083

Autores

Gicele Vergine Vieira Prebianca,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Este estudo investiga a relação entre o uso de Estratégias de Comunicação (EC) e o nível de proficiência dos aprendizes de língua estrangeira. Para isso, três amostras de fala de 30 aprendizes de inglês como língua estrangeira foram coletadas em um período correspondente a um semestre letivo. Os participantes foram divididos em três grupos de 10 aprendizes cada, de acordo com três diferentes níveis de proficiência: pré-intermediário, intermediário e avançado. Três narrativas orais foram utilizadas para elicitar a produção oral dos aprendizes, em três sessões de coleta de dados conduzidas com um mês de intervalo entre uma e outra.Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, seguindo a classificação de EC proposta por Dörnyei e Kormos (1998). Os resultados revelaram que um grupo comum de EC foi sistematicamente utilizado com uma alta frequência de ocorrência, em todas as sessões de coleta de dados e em todos os três níveis de proficiência analisados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX