Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Quando a câmera "vira personagem": ponto de vista em movimento na busca de imagens do outro em documentários etnográficos

2001; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1984-1191.9117

ISSN

1984-1191

Autores

Rafael Victorino Devos,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Neste depoimento, Jean Rouch, um dos fundadores da discussão aqui colocada, explicita uma dramática que vive a pessoa que opera uma câmera durante a gravação de um documentário. O cinegrafista precisa perceber e narrar aquilo que grava, quase que ao mesmo tempo. Mais do que observador de uma ação que se passa, a pessoa que segura uma câmera na frente de outra, e é claro, toda a equipe que acompanha essa pessoa, está necessariamente participando daquilo que narra, está configurando uma experiência em uma linguagem. Essa câmera se adapta à situação onde está inserida e ao mesmo tempo, como o próprio Rouch diria, a câmera provoca. São questões como essa e outras referentes à produção de documentários etnográficos que pretendo apresentar neste texto. Durante o aprendizado que tive sobre a produção de imagens enquanto estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, sempre me vi buscando o lugar de autor de imagens, criador. Um sujeito que tem algo a dizer e encontra na imagem em movimento o “como dizer”. Ao trabalhar como bolsista de pesquisa em antropologia,acabei problematizando este lugar de quem produz imagens do mundo através de uma câmera. Inicialmente operando a câmera de vídeo em documentários produzidos pela equipe de pesquisa e posteriormente atuando como roteirista, editor, microfonista ou mesmo entrevistador, me vi participando da imagem que é produzida, sendo parte dela. E junto à figura do “comunicador”, tão discutida no meu curso de origem, começou a tomar força a figura do “etnógrafo”. Relato aqui a produção de 3 documentários que estão sendo realizados pela equipe do Banco de Imagens e Efeitos Visuais - Laboratório de Antropologia Social - PPPGAS -UFRGS. Devido às condições diversas em que cada trabalho vem sendo executado, é possível discutir-se algumas questões referentes à produção de imagens em documentários etnográficos que perpassam diferentes papéis e pontos de vista que pode assumir esse “personagem-câmera”.

Referência(s)