Artigo Acesso aberto

O signo visual em oposição à proposição de valor do produto

2011; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 8; Issue: 21 Linguagem: Português

10.18568/cmc.v8i21.215

ISSN

1983-7070

Autores

Eliana Teresinha Blessa Parisi, João Batista Freitas Cardoso,

Tópico(s)

Semiotics and Representation Studies

Resumo

Entre os vários recursos utilizados pela publicidade para estimular a venda de produtos e serviços, existe aquele que apresenta situações ou consequências negativas advindas da não utilização do produto ou serviço por parte do consumidor. Esses signos visuais são o foco do presente artigo, que objetiva discutir, sob a iluminação da semiótica peirciana e da teoria da gestalt, a gama de possibilidades interpretativas, às vezes não aliadas à mensagem objetivada. O exemplo utilizado refere-se ao anúncio impresso da televisão digital da Telefônica, premiado pelo Clube de Criação de São Paulo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX