
A construção de conhecimentos: examinando o papel do outro nos processos de significação
1995; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2175-3652
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNa abordagem hislOrico-culturaJ, a construcao deconhecimenlos e concebida como processo constituido nas relacoes sociais, implicando o funcionamento interpessoal e a linguagem. O conhecer envolve mediacao pelo outro e producao de significadosesentidos em relacao a objetosculturalmenteconfigurados. Assumindo esta referencia tcorica, temos buscado estudar os modos de participacaodoOlltrunoruncionamenlOdacrianca,tentandoexplorara~ode\ygotsky. ~gundo a qual MO caminho do objelo ate a crianca e desta ate o objclo passa poroulra pessoa (Vygolsky, 1984, p.33). No presente trabalho pretendemos apontar alguns problemas que umacara(.1erizacao gencraiizantedo papel dooutropodetra~para um modelo de constituicao social doproces.m dcconbecimenlo. Para esta renexao, tomamos como ponto de partida resultados de um estudo sobre interaciio crianca-crianca no contexto pedagogico. O estudo, realizado numa sala de pre-e5COla publica, composta de alunos com idade em torno de 5 c 6 anos, teve o objetivo de examinar a participacao de pares na elaboracao de conhecimentos pela crianca, durante momenlos de atividade que tran5COITcm sem a presenca da professora. Efetuamosasanalises do material, que foi documentado em video, orientando a atencao parn caracteristicas do fuocionamento intersubjctivo, enquanto instância que constitui modos deconhecer, e para os processos de signirlCacaoesenlidosqueseestabelecemnosepisodiosinterativos.Estepr0p6sitoarticulavase a algumas indagacoes. QueobjeloSdeoonhecimento estâosendo elaborados pelas erian~as e entre as criancas? Q)mo transcorrem as tfOCas dialogicas nestas elaboracoes? U)mo alUa o outrolpar cm relacao a crianca? Nas analises, as situacoes documentadas foram agrupadas cm dois tipos de instâncias interativas. O primeiro refere-se a momenlosdc atividade em que ocorrem elaboracoes sobre objelOs instrucionais, e o parceiro ensina ou ajuda a crianca. O episodioseguinterevelaalgumascaractcrislicastipicasde5t!ssiluacoes. Aseriancas realizam uma tarefa de ~Iigar; devem fazer correspondencia entre desenho e palavra escrita (nome do desenho). Carlos ajuda Rodrigo.
Referência(s)