Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DE CONTEÚDO E PESQUISA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO1

2003; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 4; Issue: 9 Linguagem: Português

10.7213/rde.v4i9.6479

ISSN

1981-416X

Autores

Eliana Oliveira, Romilda Teodora Ens, Daniela B. S. Freire Andrade, Carlo Ralph Muss,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente texto, sobre o uso da análise de conteúdo na área da educação, procura ser uma contribuição à pesquisa em educação no sentido de colocar à disposição do pesquisador este importante procedimento de interpretação de dados coletados. A partir deste propósito, o texto responde as seguintes questões: o que é análise de conteúdo, o que faz dela um método durável, confiável, sendo plenamente aceito até mesmo por revistas internacionais de grande rigor científico e metodológico? Quais são as etapas de sua execução? Como estas etapas se estruturam? E finalmente, quais são os limites da análise de conteúdo? Para respondê-las, este texto usa exemplos que clareiam o processo de análise de conteúdo.

Referência(s)