
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: um estudo exploratório nas escolas indígenas Xacriabá
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 7; Issue: 14 Linguagem: Inglês
ISSN
2236-9473
AutoresAugusta Aparecida Neves de Mendonça, Ana Maria R. Gomes,
Tópico(s)Indigenous Cultures and Socio-Education
ResumoNeste trabalho sao descritas e analisadas as praticas pedagogicas dos professores indigenas que ensinam Matematica nas Escolas Xacriaba. Foi utilizada a abordagem etnografica, com alguns direcionamentos da microetnografia. Como instrumentos para a coleta de dados, alem da observacao das aulas, foram realizadas entrevistas e feita a analise de documentos pessoais e oficiais. A leitura dessas praticas pedagogicas revela, por um lado, marcas do modelo escolar padrao e, por outro, as suas singularidades em relacao a organizacao do tempo escolar e ao acolhimento das diferentes presencas nas salas de aula. Alem disso, mostra que as praticas pedagogicas dos professores Xacriaba estao entrelacadas por diferentes formas de participacao e por relacoes de poder entre os conhecimentos matematicos academicos e os conhecimentos locais. Palavras-chave: Educacao escolar indigena. Pratica pedagogica. Ensino de Matematica. ABSTRACT This work analyzes and describes the teaching practices of indigenous teachers who teach mathematics in Xacriaba indigenous schools. The methodology was based on an ethnographic approach with some directions of micro ethnography. In addition to observing classes, interviews were made as tools for data collection. The reading made out of those teaching practices reveals marks, on one side, from padronization and, on the other, from their singularities in relation to scholar time organization and reception of different presences within classrooms. It also shows that pedagogical practices among Xacriaba teachers are interweaved by different forms of participation and power relations between academic mathematical knowledges and localknowledges. Keywords: Indigenous scholar education. Pedagogical practice. Teaching math.
Referência(s)