
Vídeos agregam valor ao trabalho do professor de ciências da saúde
2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.14679
ISSN1679-1916
AutoresMaria Isabel Timm, Adriana Bos‐Mikich, Roberto Contino Thaddeu, Ana Maria Ponzio de Azevedo, Paulo Augusto Cabral,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoO trabalho apresenta exemplos de vídeos produzidos para o ensino médico. Justifica o uso de vídeos nesta área para apoiar a visualização de fenômenos cuja observação in loco depende de situações não reprodutíveis - como cirurgias ou dissecações - ou exigem alta capacidade de abstração dos alunos, no caso de fenômenos microscópicos, químicos, ou moleculares. Defende que os vídeos não induzem à passividade dos alunos,, se forem produzidos de forma criativa e coerente, explorando os recursos da linguagem de vídeo associados ao potencial da tecnologia digital. Os exemplos também apresentam recursos de produção e edição, salientando-se a intenção didática ou pedagógica que gerou a escolha por um ou outro recurso. Sugere que vídeos educacionais contribuem para a aprendizagem dos alunos e agregam valor ao trabalho do professor, porque apóiam arepresentação e a exposição do conhecimento e podem constituir objeto de estudo, pesquisa e profissionalização de equipes de produção, em todas as instituições que pretendematualizar sua base tecnológica, segundo necessidades impostas pelo Séc. XXI.
Referência(s)