Professores de escolas de música: um estudo sobre a utilização de tecnologias

2006; Volume: 15; Issue: 17 Linguagem: Português

ISSN

2358-033X

Autores

Gerson Rios Leme,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este estudo e parte das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pos Graduacao em Educacao da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa em Educacao e Artes Educacao Musical pelo FAPEM Formacao, Acao e Pesquisa em Educacao Musical. Parte da constatacao de que recursos tecnologicos variados se fazem cada vez mais presentes nas escolas de musica pesquisadas neste trabalho, tornando inevitavel, para os professores atuantes nelas, o contato diario com tecnologias especificas em suas acoes pedagogicas para o ensino de musica. Os professores que atuam nestas escolas possuem formacao profissional variada e abordam em suas aulas variados tipos e estilos de musica, em alguns casos, transitando por mais de um tipo de recurso tecnologico, ora fazendo a interacao entre eles, ora utilizando algum especificamente. Como causa e consequencia dos dialogos realizados com oito sujeitos, surgiram os questionamentos que guiaram esta pesquisa qualitativa, que objetivou investigar como ocorre a utilizacao de recursos tecnologicos nas praticas de ensino da musica dos professores atuantes em tres escolas de musica de Santa Maria, focalizando o contexto das relacoes que se estabelecem entre educacao musical, aprendizagem musical e o emprego de recursos tecnologicos para mediar as praticas docentes em musica dos mesmos. Para responder a estes questionamentos, a pesquisa se propos a verificar, a partir de dados coletados com o uso de matriz de entrevista semi-estruturada, como os professores de musica aprenderam a utilizar tecnologias musicais e como as empregam em suas praticas educativas diarias, alem de investigar quais sao os criterios empregados por estes professores de musica para escolherem quais recursos tecnologicos devem ser utilizados ou nao para auxiliar o ensino de musica, bem como pesquisar o papel mediador das tecnologias no ensino de musica nas tres escolas pesquisadas em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Como conclusao desta pesquisa, nota-se uma crescente preocupacao dos professores de musica atuantes nas escolas pesquisadas, no que se refere a sua aprendizagem e atualizacao tecnologica, objetivando a utilizacao adequada dos recursos tecnologicos que eles dispoem para ensinar musica. Aponta-se que, passada a euforia inicial da revolucao tecnologica na educacao, e chegado o momento de focar a atencao na formacao dos profissionais que trabalham inserindo as tecnologias em suas praticas no campo da Educacao Musical como ponto determinante na relacao Tecnologia + Educacao Musical. A pesquisa pretende contribuir com os processos de ensinar e aprender da Educacao Musical, em especifico com reflexoes acerca do emprego de tecnologias como mediadoras destes processos pelos professores que atuam em escolas de musica.

Referência(s)