A IMPLANTAÇÃO DE NOVA TECNOLOGIA: IMPLICAÇÃO NA EFICIÊNCIA DO TRABALHO NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
2010; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22277/rgo.v3i1.651
ISSN1983-6635
AutoresMaria de Lourdes Ulhôa, Fernando Coutinho Garcia, Cristina Torres Lima, Daniela Soares Santos, Pedro Adalberto Aguiar Castro,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEsta investigacao teve por objetivo analisar o processo de implantacao do sistema ALERT® Manchester de Classificacao de Risco no pronto atendimento do Hospital Municipal Odilon Behrens de Belo Horizonte, tendo em vista a percepcao do enfermeiro quanto aos objetivos propostos pela tecnologia. Trata-se de um estudo de caso descritivo de carater quantitativo, que utilizou como instrumento de coleta de dados uma escala de inovacao tecnologica validada por Chaves, Marques e Dias (2006). Os resultados apontam que, no fator inovacao, fontes de informacoes sobre a mudanca foram formais e informais e, em alguns casos, foram consideradas insuficientes pelos respondentes. O fator resposta inicial, apresentou-se como sendo de consistencia moderada, motivando o individuo a buscar informacoes adicionais sobre a inovacao. No fator conclusao, apontou-se a aceitacao como comportamento final. Quanto aos moderadores individuais identificou-se que os respondentes nao reconheceram ameaca ao convivio social com a nova tecnologia e manifestaram possivel dificuldade de reconhecer que a mudanca levaria a maior eficiencia no atendimento ao usuario. Nos moderadores situacionais, acredita-se que nao ha tendencia de inercia do grupo e, alem disso, discordam que experiencias anteriores levaram a descrenca sobre o exito de mudancas futuras. Nesse sentido, faz-se necessario compreender o potencial transformador das novas tecnologias, bem como a adocao da estrategia de implementacao em outras organizacoes. A partir dai, podera haver qualificacao do ato de exercer e organizar o processo de trabalho, o que possibilita oferecer acolhimento de qualidade aos usuarios dos servicos que utilizam o Protocolo de Manchester como ferramenta de trabalho.
Referência(s)