
Agrupamento Balanceado de Sujeitos a fim de Testar a Interface Gráfica de um Software de Geometria Interativa
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.41689
ISSN1679-1916
AutoresSimone S. Borges, Helena Macedo Reis, Luis Fernando de Souza Moro, Vinícius H. S. Durelli, Seiji Isotani,
Tópico(s)Interactive and Immersive Displays
ResumoA interface é o principal mecanismo de comunicação entre o usuário e os recursos do sistema. No desenvolvimento de software educacional, projetos de interface de usuário elaborados apropriadamente podem minimizar o consumo da carga cognitiva dos usuários; assim, os usuários podem direcionar seus esforços para maximizar a compreensão dos conceitos de educação que estão sendo apresentados. Este artigo apresenta os resultados de um experimento no qual investigou-se como a gestão da memória de trabalho e o conhecimento anterior dos usuários, em informática e em geometria, podem influenciar no treinamento de usuários aprendendo a utilizar um software de geometria interativa. Foram aplicados três testes sobre conhecimentos específicos e realizado um experimento envolvendo sete estudantes de pós-graduação. Os resultados experimentais não indicaram diferenças significativas entre os alunos em relação aos escores obtidos nos testes.
Referência(s)