
CANTO ORFEÔNICO: A LINGUAGEM MUSICAL EM VOZES POLÍTICAS E EDUCATIVAS
2011; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português
10.12957/teias.2011.24203
ISSN1982-0305
AutoresEdnardo Monteiro Gonzaga do Monti,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo tem como foco as questoes politicas e pedagogicas do projeto de educacao musical desenvolvido nas escolas brasileiras por Villa-Lobos. Inicialmente propoe-se uma reflexao sobre os objetivos e as principais finalidades do orfeonismo implantado a principio no Rio de Janeiro, entao Distrito Federal. Em seguida, e apresentado um dialogo da metodologia utilizada pelo Maestro brasileiro com as ideias pedagogicas musicais de Kodaly. Quanto a metodologia, a contextualizacao historica deste trabalho teve como base documental e bibliografica as publicacoes de orgaos oficiais do Estado na Era Vargas, tais como: o Conservatorio Nacional de Canto Orfeonico, a Secretaria de Educacao e Saude do Distrito Federal e do Ministerio da Educacao e Saude. Como resultado percebe-se que o Canto Orfeonico atendia as expectativas politicas e pedagogicas do periodo, pois promovia a educacao artistica do povo que era o anseio dos educadores musicais e, simultaneamente, expressava o discurso da cultura republicana na Era Vargas.
Referência(s)