
CRIANÇAS PASSEIAM PELAS VEREDAS DO CINEMA, POR MEIO DA TECNOLOGIA
2007; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 8; Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
AutoresMaria Esperança de Paula, Eneida Maria Chaves,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO objetivo deste artigo e relatar uma experiencia realizada com criancas em processo de aprendizagem formal da leitura e da escrita. Partindo do pressuposto de que esses sujeitos sao capazes de atuar de forma ativa na construcao do proprio conhecimento, foi delineado um projeto que, tendo como eixo norteador a arte cinematografica, possibilitou o trabalho com diversas tecnologias e a leitura de diferentes linguagens. Para isso, foram focalizados, inicialmente, o surgimento e a evolucao do cinema; em seguida, os alunos foram introduzidos a uma leitura critica da linguagem do audiovisual, da televisao e do video; finalmente, deu-se a criacao conjunta de um filme a partir do livro Se crianca governasse o mundo, de Marcelo Xavier. Em sintese, este projeto propiciou nao apenas a construcao de uma nova proposta para a alfabetizacao, mas o aprendizado de diferentes processos e assimilacao de novos conhecimentos cognitivos, afetivos e/ou sociais.
Referência(s)