
EDUCAÇÃO E EXCLUSÃO EM MATO GROSSO: A LEI DE 1837
2008; Volume: 8; Issue: 18 Linguagem: Português
10.31496/rpd.v8i18.224
ISSN1519-0919
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste trabalho tem como proposta analisar o percurso escolar dos negros na provincia de Mato Grosso a luz da lei de 1837, que compreende o periodo do governo imperial em delegar as provincias brasileiras a organizacao/administracao dos sistemas educativos regionais. A luz dessa lei, constatou-se que os negros matogrossenses nao teriam acesso a escola, ja que ainda se tratava do periodo escravocrata. A partir dessa lei, fez-se uma leitura da legislacao da educacao em Mato Grosso nesse periodo. Durante o desenvolvimento da pesquisa houve indagacoes acerca do periodo em que a lei de 1837 foi promulgada. Qual o percurso dos negros como alunos na provincia de Mato Grosso durante imperio tendo em vista as articulacoes de suas vidas pessoais na condicao de escravos ou filhos de escravos? Qual foi o papel da sociedade naquele momento em relacao a escolarizacao dos negros? Para responder essas indagacoes, a preocupacao foi buscar e analisar documentos/legislacao educacional no arquivo publico de Mato Grosso e nos arquivos da Assembleia Legislativa do estado, verificando se haveria possibilidades de os negros frequentarem as escolas publicas nesse periodo em tela. Palavras-chave: Exclusao, Legislacao, Negro e Escolarizacao.
Referência(s)