Artigo Produção Nacional

EDUCAÇÃO E EXCLUSÃO EM MATO GROSSO: A LEI DE 1837

2008; Volume: 8; Issue: 18 Linguagem: Português

10.31496/rpd.v8i18.224

ISSN

1519-0919

Autores

Lourenço Ocuni Cá,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Este trabalho tem como proposta analisar o percurso escolar dos negros na provincia de Mato Grosso a luz da lei de 1837, que compreende o periodo do governo imperial em delegar as provincias brasileiras a organizacao/administracao dos sistemas educativos regionais. A luz dessa lei, constatou-se que os negros matogrossenses nao teriam acesso a escola, ja que ainda se tratava do periodo escravocrata. A partir dessa lei, fez-se uma leitura da legislacao da educacao em Mato Grosso nesse periodo. Durante o desenvolvimento da pesquisa houve indagacoes acerca do periodo em que a lei de 1837 foi promulgada. Qual o percurso dos negros como alunos na provincia de Mato Grosso durante imperio tendo em vista as articulacoes de suas vidas pessoais na condicao de escravos ou filhos de escravos? Qual foi o papel da sociedade naquele momento em relacao a escolarizacao dos negros? Para responder essas indagacoes, a preocupacao foi buscar e analisar documentos/legislacao educacional no arquivo publico de Mato Grosso e nos arquivos da Assembleia Legislativa do estado, verificando se haveria possibilidades de os negros frequentarem as escolas publicas nesse periodo em tela. Palavras-chave: Exclusao, Legislacao, Negro e Escolarizacao.

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