Reconhecimento de palavras e compreensão de leitura: dissociação e habilidades linguístico-mnemônicas preditoras
2012; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5579/rnl.2012.0101
ISSN2075-9479
AutoresAlessandra Gotuzo Seabra, Natália Martins Dias,
Tópico(s)Reading and Literacy Development
ResumoApesar de fortemente correlacionados, reconhecimento de palavras e compreensao de leitura sao processos relativamente independentes. Deste modo, algumas habilidades podem participar de ambos os processos; outras, porem, podem prover contribuicoes unicas a cada um deles. O objetivo deste estudo foi identificar quais habilidades, dentre as de linguagem oral e memoria de trabalho, controlando o efeito da idade e da inteligencia nao-verbal, melhor podem predizer o reconhecimento de palavras e a compreensao de leitura. Participaram 284 estudantes brasileiros de 1a a 4a serie do ensino fundamental, com idades entre 6 e 10 anos, avaliados em medidas de consciencia fonologica, consciencia sintatica, vocabulario, discriminacao fonologica, nomeacao, conhecimento de letras, memoria de trabalho auditiva e visual, reconhecimento de palavras isoladas, compreensao auditiva e de leitura, alem de raciocinio nao-verbal. Os resultados revelaram alta correlacao entre os desempenhos em reconhecimento de palavras e compreensao de leitura, como esperado. As analises de regressao evidenciaram que as medidas de compreensao auditiva, conhecimento de letras e memoria de trabalho auditiva proveram contribuicao a ambas as medidas criterio, ou seja, reconhecimento de palavras e compreensao de leitura, ao passo que houve contribuicao unica da consciencia fonologica para reconhecimento de palavras, e do vocabulario para compreensao de leitura. Os resultados contribuiram a identificacao das demandas unicas e em comum de cada habilidade de leitura e sao bastante consistentes com os estudos internacionais, conduzidos em outras linguas e ortografias. Palavras-chave: habilidades componentes; leitura; linguagem; memoria de trabalho; analise de regressao.
Referência(s)