Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Gênero, epistemologia e performatividade: estratégias pedagógicas de subversão

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0104-026x2011000200007

ISSN

1806-9584

Autores

Anselmo Péres Alós,

Tópico(s)

Qualitative research in health

Resumo

Neste artigo, o conceito de gênero é apresentado e discutido em suas relações com a noção de performatividade, advinda da filosofia da linguagem, na esteira das reflexões de Judith Butler. Se o gênero for considerado como uma ferramenta analítica no campo dos estudos pedagógicos, é possível discutir o conceito dando atenção às maneiras pelas quais o gênero é construído pelas pedagogias culturais. Esta discussão pretende problematizar ideias naturalizadas com relação ao gênero e à sexualidade, sublinhando a importância dos processos performativos que constituem gênero, corpo e heterossexualidade como constructos culturais marcados pela historicidade.

Referência(s)