
Faces do gerencialismo em educação no contexto da nova gestão pública
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 50; Issue: 36 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2014v50n36id7085
ISSN1981-1802
AutoresMarcelo Soares Pereira da Silva, Lorena Sousa Carvalho,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente estudo analisa o Plano de Ações Articuladas (PAR) no contexto dos novos modelos de gestão e das políticas educacionais que vêm sendo implementados sob a égide da chamada Nova Gestão Pública (NGP) e sua perspectiva calcada no gerencialismo. Para tanto, serão discutidos os elementos que estruturam a NGP, com destaque para a dimensão da regulação, da accountability, do planejamento estratégico e do governo eletrônico e suas relações com a gestão da educação e, mais especificamente, com o PAR. Ao final, são apresentadas algumas conclusões que evidenciam o sentido do PAR frente à NGP como uma das faces do gerencialismo em educação.
Referência(s)