Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O USO DE DOCUMENTÁRIOS PARA O DEBATE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) EM SALA DE AULA

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172013150309

ISSN

1983-2117

Autores

Leila Cristina Aoyama Barbosa, Walter Antônio Bazzo,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A partir das experiências vivenciadas em uma disciplina sobre estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) verificou-se o forte potencial de alguns documentários para a promoção do debate desta articulação. A proposta deste artigo é apresentar alguns documentários e suas características de cunho CTS. Desse modo o artigo apresenta um enfoque informativo e torna-se possível subsídio para auxílio a professores que pretendem discutir CTS em suas aulas. Os documentários aqui descritos caracterizam-se como recursos para a elevação do pensamento crítico e postura cidadã das pessoas e para a promoção de discussões/reflexões, entre educadores e formadores, sobre a realidade vigente e a tríade CTS, culminando em possíveis mudanças escolares.

Referência(s)