Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Um jogo de construção para o aprendizado colaborativo de Glicólise e Gliconeogênese

2015; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.16923/reb.v13i1.535

ISSN

2318-8790

Autores

Felipe Sales de Oliveira, Caroline Dutra Lacerda, Patrícia Santos de Oliveira, Ana Amália Coelho, M. Lucia Bianconi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O jogo “Glicólise & Gliconeogênese” foi desenvolvido para auxiliar alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no aprendizado colaborativo dessas vias metabólicas. O jogo inicia com 11 cartas contendo apenas a fórmula estrutural dos intermediários da glicólise, as quais devem ser colocadas numa sequência correta de modificações estruturais, desde a glicose até o piruvato. Após completarem a via corretamente, os alunos recebem 10 cartas das enzimas, as quais indicam a reversibilidade (ou não) da reação, o valor de energia livre e os ativadores e/ou inibidores, quando for o caso. Após responderem questões de fixação do conteúdo, por meio de observações da via metabólica montada, os alunos recebem cinco novas cartas que permitem a substituição daquelas necessárias para transformar a glicólise em gliconeogênese. A avaliação por 18 alunos sugere que o jogo é uma ótima estratégia de ensino de vias metabólicas podendo ser usado para outras vias além dessas que utilizamos.

Referência(s)