
Um jogo de construção para o aprendizado colaborativo de Glicólise e Gliconeogênese
2015; Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, SBBq; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.16923/reb.v13i1.535
ISSN2318-8790
AutoresFelipe Sales de Oliveira, Caroline Dutra Lacerda, Patrícia Santos de Oliveira, Ana Amália Coelho, M. Lucia Bianconi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO jogo “Glicólise & Gliconeogênese” foi desenvolvido para auxiliar alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro no aprendizado colaborativo dessas vias metabólicas. O jogo inicia com 11 cartas contendo apenas a fórmula estrutural dos intermediários da glicólise, as quais devem ser colocadas numa sequência correta de modificações estruturais, desde a glicose até o piruvato. Após completarem a via corretamente, os alunos recebem 10 cartas das enzimas, as quais indicam a reversibilidade (ou não) da reação, o valor de energia livre e os ativadores e/ou inibidores, quando for o caso. Após responderem questões de fixação do conteúdo, por meio de observações da via metabólica montada, os alunos recebem cinco novas cartas que permitem a substituição daquelas necessárias para transformar a glicólise em gliconeogênese. A avaliação por 18 alunos sugere que o jogo é uma ótima estratégia de ensino de vias metabólicas podendo ser usado para outras vias além dessas que utilizamos.
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