
O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
2011; National University, Costa Rica; Volume: 2; Linguagem: Português
ISSN
2215-2563
AutoresAdriana Olivia Sposito Alves Oliveira, João Osvaldo Rodrigues Nunes,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoA pesquisa tem como objetivo principal compreender as bases teorico-metodologicas do ensino de Geomorfologia e contribuir para o ensino de Geomorfologia tendo em vista a analise das principais instituicoes publicas de ensino superior em de Geografia do estado de Sao Paulo. Constituem-se objetivos especificos da pesquisa: a) Analisar as obras bibliograficas que tratam sobre os diferentes significados (ideologicos, sociais, geograficos, aplicacao do conhecimento pratico) que podem ser atribuidos ao relevo no contexto do Ensino de Geomorfologia; b) Compreender as influencias das principais correntes teoricas na explicacao da formacao da Terra, como o Catastrofismo, Uniformitarismo e o Evolucionismo e o reflexo destas sobre as Teorias Geomorfologicas que explicam o relevo terrestre; c) Compreender as principais influencias das escolas de pensamento geomorfologico anglo-americana e germânica sobre o Ensino de Geomorfologia brasileiro instituido no estado de Sao Paulo; d) Compreender as bases teorico-conceitual que sustentam as disciplinas de Geomorfologia inseridas no curso de Geografia (Teoria, conceitos, terminologias, processos, metodo cientifico, abordagem pedagogica); e) Analisar os procedimentos metodologicos gerais e especificos desenvolvidos pelos professores nas universidades. Foram realizadas no total, oito entrevistas com professores que lecionam a disciplina de Geomorfologia em cursos de Geografia das universidades publicas do Estado de Sao Paulo.
Referência(s)