Um museu-biblioteca em Cascais : pioneirismo mediado pela ação cultural e educativa
2012; Edições Universitárias Lusófonas; Volume: 48; Issue: 4 Linguagem: Inglês
ISSN
1646-3714
Autores Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoResumo A presente investigacao centrou-se no ‘estudo de caso’ de um processo museologico de raiz local: o Museu - Biblioteca Condes de Castro Guimaraes, unica instituicao museal no concelho de Cascais durante meio seculo. Tendo como base epistemologica o campo de investigacao da Sociomuseologia e partindo de fontes primarias, secundarias e de bibliografia complementar, procuramos apreender a forma como os responsaveis desta instituicao pensaram, perceberam e construiram, na sua genese, a funcao museologica. A pesquisa orientou-se numa dupla vertente: por um lado, estudamos, mediante a metodologia de analise de conteudo a que submetemos os textos doutrinais, o pensamento e a acao dos Conservadores Joao Couto e Branquinho da Fonseca; por outro, procedemos ao historial do museu, numa perspetiva diacronica, dos anos 30 aos anos 80 do seculo XX, o que nos permitiu compreender que, desde muito cedo, a funcao social e educativa esteve presente atraves de uma proposta que se foi construindo ao longo das decadas. Foi nosso proposito demonstrar a relevância do contributo de ambos os conservadores para a construcao de uma instituicao cultural mais proxima da comunidade, destacando o pioneirismo das praticas de cariz social, cultural e educativo que, posteriormente, se reflectiu no desenvolvimento do seu trabalho em instituicoes de maior projecao: Museu Nacional de Arte Antiga e Fundacao Calouste Gulbenkian. Palavras - Chave – Museologia, Sociomuseologia, Educacao, Museus Locais, Comunidade Abstract The present research focused on the 'case study' of a local root museum process: Museu – Biblioteca Condes de Castro Guimaraes, the sole institution museum in Cascais for half a century. Drawing on the epistemological field of research on Socio-museology, on primary sources, secondary and complementary bibliography, we tried to comprehend how the main founders of this institution thought, perceived and established the museological function at its origins. The research was developed in two complementary orientations: as a first step we studied the thoughts and actions of the museum curators Joao Couto and Branquinho da Fonseca through the content analysis methodology of their scholarly previously published texts. In parallel, we studied the history of the museum, in a diachronic perspective, starting from the 1930s until the 1980s. This allowed us to perceive that, from very early on, the social and educational functions were present and continued to be developed over the decades that followed. Those were personalities who contributed to the construction of a cultural institution, engaging in social, cultural, and educational pioneering practices to benefit the community and that we believe influenced the work of two institutions of higher magnitude and scope: Museu Nacional de Arte Antiga and Fundacao Calouste Gulbenkian. Key - words - Museology, Socio-museology, Education, Local Museums, Community
Referência(s)