Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

USANDO ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DE ESTUDANTES TALENTOSOS COMO APOIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA.

2010; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.15248

ISSN

1679-1916

Autores

Eliane Vigneron Barreto Aguiar, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Eliseo Berní Reategui,

Tópico(s)

Intelligent Tutoring Systems and Adaptive Learning

Resumo

Este artigo apresenta o estágio atual de uma investigação que busca capturar estratégias e processos cognitivos utilizados por alunos talentosos durante a resolução de problemas de Matemática com vistas a disponibilizá-las para os demais estudantes mediante o uso de um sistema de raciocínio baseado em casos. Este sistema opera como um assessor mostrando estratégias cabíveis (já usadas por estudantes talentosos) e que podem ser experimentadas pelos demais estudantes no processo de resolução de novos problemas contribuindo para desenvolver as habilidades cognitivas num processo de aprendizagem auto-regulatória.

Referência(s)