
A UTILIZAÇÃO DA “SALA DE AULA INVERTIDA” EM CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: COMPARAÇÃO ENTRE O MODELO TRADICIONAL E O MODELO INVERTIDO “FLIPPED CLASSROOM” ADAPTADO AOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM
2013; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55777/rea.v6i12.992
ISSN1988-8996
AutoresAna Teresa Colenci Trevelín, Marco Antonio Alves Pereira, José Dutra de Oliveira Neto,
Tópico(s)Innovative Teaching Methods
ResumoTecnologias da Informação e Comunicação têm sido consideradas um suporte importante para a educação presencial nos cursos de tecnologia porque abrangem diferentes formas de aprendizagem em oposição aos métodos tradicionais que privilegiam um tipo de aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo comparar os resultados de uma disciplina intitulada Sistemas Operacionais, ministrada para diferentes turmas ora de forma tradicional ora através da combinação dos estilos de aprendizagem com a metodologia “Flipped Classroom”. Para o desenvolvimento desta pesquisa efetuou-se um estudo de caso aplicado na Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga onde uma turma chamada “controle” teve as aulas ministradas de maneira tradicional e outra turma chamada “experiencial” teve seus estilos de aprendizagem medidos e as aulas ministradas através da aplicação da metodologia “Flipped Classroom”. Os resultados apontaram uma redução no número de reprovação na turma experiencial e relatos de satisfação dos alunos envolvidos. Novas pesquisas estão sendo realizadas.
Referência(s)