Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Minerando dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.53539

ISSN

1679-1916

Autores

Susane Santos da Costa, Sí­lvio César Cazella, Sandro José Rigo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Um dos problemas que as universidades brasileiras vêm enfrentando é ocrescente número da evasão escolar. Pesquisas foram realizadas sobre este assunto afim de identificar padrões que expliquem este comportamento visando contribuircomo uma forma de minimizar o impacto da evasão escolar. Este artigo apresentauma pesquisa onde se buscou, através da aplicação do processo de Descoberta deConhecimento em Bases de Dados, explicitar padrões de evasão nos cursos deeducação permanente em modalidade EAD para profissionais da saúde, promovidospela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Os dados foram analisados aplicandoa tarefa de regras de classificação utilizando a técnica de árvores de decisão e comoresultado obteve-se, um modelo preditivo de fácil entendimento com 97,6% de acertona classificação do conjunto de treinamento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX