
Minerando dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.53539
ISSN1679-1916
AutoresSusane Santos da Costa, Sílvio César Cazella, Sandro José Rigo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoUm dos problemas que as universidades brasileiras vêm enfrentando é ocrescente número da evasão escolar. Pesquisas foram realizadas sobre este assunto afim de identificar padrões que expliquem este comportamento visando contribuircomo uma forma de minimizar o impacto da evasão escolar. Este artigo apresentauma pesquisa onde se buscou, através da aplicação do processo de Descoberta deConhecimento em Bases de Dados, explicitar padrões de evasão nos cursos deeducação permanente em modalidade EAD para profissionais da saúde, promovidospela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Os dados foram analisados aplicandoa tarefa de regras de classificação utilizando a técnica de árvores de decisão e comoresultado obteve-se, um modelo preditivo de fácil entendimento com 97,6% de acertona classificação do conjunto de treinamento.
Referência(s)