
Produção Científica sobre o Ensino em Administração: uma Avaliação Envolvendo o Enfoque do Paradigma da Complexidade∗
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1679-1827
AutoresLisiane Quadrado Closs, Juliane Viégas Aramburú, Elaine Di Diego Antunes,
Tópico(s)Science and Science Education
Resumocompreensao de questoes cada vez mais complexas exige um novo tipo de educacao, que enfoque as varias dimensoes do ser humano e da sociedade requeridas para enfrentar os desafios deste inicio de seculo XXI. Sob essa otica, o artigo visa analisar a producao cientifica sobre o ensino na area de Administracao e o alinhamento desta com os principios desenvolvidos por Morin para a educacao do futuro, baseando-se no paradigma da complexidade. Foram analisados 103 artigos apresentados no Encontro Nacional de Pos- Graduacao em Administracao, na area de ensino e pesquisa, nos anos de 2002 a 2005. Verificou-se que varios deles nao contemplam nenhum dos sete saberes necessarios a educacao do futuro, propostos por Morin (2003). A maioria ainda enfoca questoes relacionadas ao ensino sob uma linha estritamente positivista, fragmentada, nao contemplando as diversas dimensoes dos seres humanos e suas inter-relacoes. Alguns artigos tratam de tematicas presentes no pensamento complexo de forma superficial e poucos adotam a perspectiva da complexidade como embasamento para seus estudos. Atraves das indagacoes e reflexoes feitas, buscou-se favorecer a ampliacao do conhecimento na area e a formacao profissional consciente e pertinente a complexidade da nova sociedade do conhecimento.
Referência(s)