LUTANDO PELA INCLUSÃO: SOCIABILIDADE E CIDADANIA ATRAVÉS DO CARNAVAL (DE 1890 AOS TEMPOS DE VARGAS)
2007; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-9935
Autores Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoAs manifestacoes populares na festa carnavalesca dos anos 1890 aos temposde Vargas constituem-se em objeto de minha reflexao. Busco mostrarcomo, limitados em termos de ocupacao espacial e excluidos de participacaopolitica, expressaram os populares seus anseios e necessidades, utilizando-se de formas alternativas de organizacao vinculadas ao terreno dacultura, elemento de coesao e de construcao de sua identidade, por meio daqual edificam uma cidadania alternativa. As escolas de samba, surgidasem fins dos anos 20, assinalam o transbordamento dessa cultura. Os aspectoscomunitarios e os vinculos de solidariedade entre a populacao moradorados morros e de algumas areas suburbanas marcam suas origens. Aascensao das escolas decorre da convergencia de duas ordens de forcas. De um lado, o projeto dos grupos que ascendem ao poder com a Revolucaode 1930, para os quais articular a comunicacao entre elite e massa significavaproporcionar a imagem de uma sociedade harmonica. Por outro lado,havia a propria intencao dos populares de alcancar o reconhecimento desuas manifestacoes. Apresentam-se fortalecidos pela resistencia macicadurante a Republica Velha, num processo de luta continua, com marchas econtra-marchas. Garantiram, assim, a persistencia de suas formas de expressaocultural, bem como sua difusao e entrelacamento com a culturados demais segmentos, dando a nota predominante ao carnaval como umtodo. Portanto, os populares, por meio do carnaval, valendo-se de metaforas,tendo o riso como arma, desempenharam um papel ativo na criacao desua propria historia e na definicao de sua identidade cultural
Referência(s)