Artigo Revisado por pares

O clipping de mídia impressa numa abordagem interdisciplinar sob os prismas da ciência da informação e da comunicação social: o jornal de recortes da Assembléia Legislativa de Minas Gerais

2001; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1981-5344

Autores

Hugo Márcio Lemos Teixeira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

TEIXEIRA, Hugo Marcio Lemos. O clipping de midia impressa numa abordagem interdisciplinar sob os prismas da ciencia da informacao e da comunicacao social; o jornal de recortes da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 2001. 111f. Dissertacao (Mestrado em Ciencia da Informacao). Escola de Ciencia da Informacao, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. O objeto de estudo desta pesquisa e o clipping de midia impressa, escolhido por ser um instrumento que, alem de concretizar uma tentativa de investigacao interdisciplinar, tem tambem a possibilidade de reforcar a localizacao deste trabalho na intersecao entre a ciencia da informacao e a comunicacao social, os campos do conhecimento de que trata este estudo. A enumeracao de categorias conceituais relativas ao clipping tem a funcao de facilitar a reflexao em forma paralela e interdisciplinar da ciencia da informacao e a comunicacao social e, tambem, de orientar os procedimentos metodologicos da dissertacao. Estas categorias foram classificadas em tres grupos distintos, de acordo com a natureza dos elementos que as compoem. As categorias substantivas sao informacao e comunicacao; publicacoes periodicas; fontes de informacao; textos e usuarios: necessidades, acesso, satisfacao e uso da informacao. As categorias predicativas sao etica e verdade; atualidade/validade/interesse publico e visibilidade/imagem. As categorias processuais sao producao de servicos primarios e secundarios de informacao; leitura tecnica; selecao, tratamento, disseminacao: o auxilio ao leitor e mensuracao/avaliacao e bibliometria. O objeto foi abordado atraves da selecao de algumas categorias conceituais que foram usadas como categorias de analise. Das categorias substantivas escolheu-se usuarios: necessidades, acesso, satisfacao e uso da informacao, das categorias predicativas, selecionou-se etica e verdade e visibilidade/imagem e das categorias processuais usou-se producao de servicos primarios e secundarios de informacao e mensuracao/avaliacao.Utilizou-se nesta abordagem ao objeto a observacao livre da producao e do uso do clipping; coleta de dados atraves de questionarios dirigidos a deputados, assessores de imprensa, produtores do clipping e contratadores do servico e analise documental. Dentre outros resultados, ressalta-se a importância amplamente reconhecida por deputados e assessores de imprensa, do clipping como instrumento de avaliacao da repercussao na imprensa do trabalho parlamentar. Esta avaliacao implica em analise de questoes como a influencia da midia impressa na composicao de uma imagem publica e na construcao de uma visibilidade perante a sociedade. Comprovou-se a possibilidade de mensuracao de espacos de midia impressa atraves de instrumentos bibliometricos, caracteristicos da ciencia da informacao.

Referência(s)