
Auto-Retratos Da Pós-Modernidade: Cindy Sherman Em “Untitled Film Stills”
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5216/vis.v7i1.18125
ISSN2317-6784
Autores Tópico(s)Photography and Visual Culture
ResumoDividido em três partes, este texto inicia-se com uma breve apresentação do trabalho da fotógrafa americana Cindy Sherman. A segunda parte do texto trata do seu primeiro trabalho, considerado uma referência na arte contemporânea: “Untitled Film Stills” (Fotografias de Cena sem título). Desenvolvido durante o final da década de 70 nos Estados Unidos, o trabalho representa e questiona imagens da feminilidade, construídas ao longo dos anos pelo cinema e televisão, em forma de auto-retrato. A última parte do texto analisa uma fotografia deste trabalho. Sob a ótica da obra “A câmara clara” de Roland Barthes são traçadas análises sobre a questão do auto-retrato e mecanismos de representação da artista. Palavras-chaves: Cindy Sherman, identidade, auto-retrato
Referência(s)