
O hospital-empresa: do planejamento à conquista do mercado
1999; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 39; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75901999000100009
ISSN2178-938X
AutoresE Lima-Gonçalves, Carlos Augusto Aché,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoOs autores examinam os diferentes momentos que envolvem a preparação e a posterior atividade do hospital, que precisa ser administrado de maneira profissional-empresarial para que possa ser bem-sucedido. Na fase de planejamento, importa desenvolver adequada pesquisa de mercado, para delinear um projeto que responda às necessidades e às expectativas assistenciais. A seguir, deve ser desenvolvido o estudo de viabilidade econômico-financeira do empreendimento, com base em elementos realistas, para não permitir falsas conclusões. Só então se passa ao desenvolvimento dos projetos arquitetônico, de instalações, organizacionais e de informática, chegando-se à construção do hospital. Já antes de sua inauguração, deve ter início o trabalho de divulgação, no seio do público-alvo, do novo empreendimento assistencial, marcando o começo de um esforço mercadológico ininterrupto, destinado à conquista do mercado e à expansão do segmento conquistado.
Referência(s)