
RESPONSABILIDADE SOCIAL NOS LOCAIS DE ESTÁGIOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA EM SOBRAL - CE
2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresDenis Frota Guimarães, Danielle Gonçalves Fernandes Vieira Barbieri, Leandro Gomes Barbieri, Francisco José Pereira de Carvalho,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoINTRODUCAO: A responsabilidade social iniciou como um movimento nos anos de 1960 nos paises do hemisferio norte, principalmente, no Canada, EUA e os paises da Europa Ocidental. Com a redemocratizacao e abertura economica do Brasil no final dos anos de 1980 e inicio dos anos de 1990, as instituicoes nacionais voltaram o seu foco para este tema. O curso de fisioterapia das faculdades INTA busca atraves dos estagios supervisionados estimularem o vinculo proficuo entre a sociedade em geral e o profissional em formacao, assumindo o compromisso de levar as diversas comunidades, dentro e fora do meio academico, os beneficios advindos da aquisicao e da aplicacao dos saberes universitarios. Com esta oportunidade o discente aplicar teorias e aprender, tambem e, sobretudo, a desenvolver uma postura etica e responsavel frente a seu papel social. O proposito de promover esta experiencia e incentivar o academico de fisioterapia a entender o seu papel social e auxiliar no processo de formacao do individuo como futuro fisioterapeuta que ajudara nas transformacoes da sociedade. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: No inicio do semestre, antes de iniciar os estagios supervisionados, os preceptores participam de uma capacitacao em que o gestor de estagio do curso explica a importância do papel social que todos tem perante a sociedade em que esta inserida. Logo, ao decorrer do semestre os preceptores separam alguns dias por mes para a realizacao da responsabilidade social de forma continuada, desenvolvendo ao longo do estagio acoes voltadas para a saude da mulher e da crianca, saude do idoso, saude do trabalhador entre outras, conforme a necessidade do local. IMPACTOS: maior motivacao dos academicos que estao finalizando o curso, aumento da responsabilidade dos academicos durante o estagio, melhoria no processo de ensino aprendizagem e maior conhecimento da profissao de fisioterapeuta pela sociedade menos favorecida. CONSIDERACOES FINAIS: A aplicacao da experiencia da responsabilidade social de forma continuada pelos atores envolvidos no processo, professores e alunos, demonstrar a real necessidade do papel da fisioterapia perante a sociedade. De forma que possamos buscar um maior equilibrio entre as classes sociais existentes e ter uma sociedade justa e igualitaria.
Referência(s)