Artigo Revisado por pares

O QUE FAZ ESTE BANDIDO BOÇAL ENTRE A SOCIEDADE DE CONTROLE E A CRISE DA AÇÃO

2011; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 16; Issue: 76 Linguagem: Português

ISSN

1605-4806

Autores

Marcelo Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Para o filosofo Gilles Deleuze, as sociedades de controle vieram substituir as antigas sociedades de disciplina estudadas por Michel Foucault. Concomitantemente, ainda segundo Deleuze, o cinema passava por uma mutacao propria, da imagem-movimento para a imagem-tempo. Entre os dois regimes de imagens, desenvolveu-se um cinema de transicao que atestava tanto o desmonte da imagem sensorio-motora (imagemmovimento), quanto a constituicao da imagem-tempo (com as imagens oticas e sonoras puras). Nossa hipotese e que as duas mutacoes (da sociedade pos-industrial e do cinema) tem pontos de contato e tentaremos demonstra-los por intermedio do filme O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogerio Sganzerla, filme que apresenta caracteristicas da transicao entre os dois regimes de imagens.

Referência(s)