Artigo Produção Nacional

INDICADORES DE QUALIDADE COM BASE EM UM SISTEMA DE CUSTOS DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO

2014; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18391/qualitas.v15i1.1810

ISSN

1677-4280

Autores

Paula Eliza Rufino, Pedro Paulo de Andrade,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Este trabalho teve o objetivo de propor indicadores de qualidade baseados em um sistema de custos da qualidade em uma empresa de comunicacao visual, localizada na cidade de Ponta Grosa, PR. Juntamente com departamento de qualidade foram desenvolvidos quatro indicadores: indice de treinamento e desenvolvimento; indice de retrabalho; reclamacoes de clientes e; indice de produtos reprovados. A utilizacao dos indicadores serviu como ferramenta que auxiliou a medir a produtividade e o desempenho da empresa, e possibilitou o estabelecimento e reajuste de metas de qualidade. Os resultados indicaram que ha necessidade de controle e monitoramento das causas dos problemas por parte dos gestores, e tambem a divulgacao adequada a todos os niveis hierarquicos, a respeito do sistema de custos da qualidade e dos indicadores utilizados pela empresa, bem como a influencia deles na realizacao das atividades executadas pelos funcionarios. Sendo assim, conclui-se que o acompanhamento dos custos relacionados a qualidade pode transformar gastos desnecessarios em valor agregado a empresa, porem o resultado so sera possivel de ser alcancado desde que o desempenho do servico possa ser conhecido e, isso e possivel pela implementacao da avaliacao por meio de indicadores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX