
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA WALDORF PELAS REFLEXÕES DE BACHELARD E SUA RELAÇÃO COM AS BASES DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA E AMBIENTAL
2007; Volume: 18; Linguagem: Português
10.14295/remea.v18i0.3559
ISSN2318-4884
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoO artigo relaciona a educacao estetica aplicada na Pedagogia Waldorf com o pensamento de Gaston Bachelard sobre a fenomenologia da imaginacao e os resultados na percepcao ambiental dos alunos. Com base em reflexoes sobre o imaginario, analisa-se o processo de sensibilizacao das criancas na sala de aula Waldorf como fundamento da educacao ecologica, a interacao dos alunos com o meio ambiente, com o espaco social e com sua subjetividade. As questoes praticas da Pedagogia Waldorf sao apresentadas sob o ponto de vista da sua funcao no desenvolvimento da percepcao infantil e do relacionamento do ser humano com o mundo. O desenho de formas e o processo de alfabetizacao na educacao Waldorf sao descritos em suas contribuicao para uma evolucao da percepcao ambiental dos alunos.
Referência(s)