Trilogia Qatsi : visões e movimentos de mundo

2009; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

André Bonotto, Francisco Teixeira,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este e um trabalho de analise filmica da trilogia Qatsi (Koyaanisqatsi, owaqqatsi, aqoyqatsi), dirigida por Godfrey Reggio. E apresentada de inicio uma bio-filmografia do diretor, indicando sua trajetoria e comentando um pouco sobre cada um de seus filmes. A seguir passa-se a analise dos filmes da trilogia, abordando-se primeiro Koyaanisqatsi, quanto aos movimentos de aceleracao realizados ao longo das passagens filmicas, decorrentes principalmente da captacao de imagens aceleradas, da movimentacao de câmera, e da relacao imagem-musica. E analisado entao Powaqqatsi, discutindo-se um elemento fabulativo que envolve o filme: tanto os povos representados nele, quanto o proprio processo de realizacao filmica. Passa-se a analise de Naqoyqatsi, apontando-se a diversidade de materiais visuais utilizados, com o predominio das imagens tecnicas, midiaticas, e virtuais, e sua relacao no choque entre dois impulsos contrarios, um de caos e o outro de controle. Apos essa primeira parte sao retomadas as questoes principais trabalhadas em cada filme, observando-se a relacao de cada uma com os outros filmes – o universo de toda a trilogia. Abre-se com isso o horizonte inicial, relacionando-se entao os filmes da trilogia Qatsi com filmes do movimento das sinfonias da cidade, atraves de relacoes esteticas, e de algumas relacoes tematicas. Por fim, expande-se um pouco mais o horizonte do trabalho, identificando-se caracteristicas dos filmes analisados com elementos oriundos da interseccao dos dominios do cinema documentario com o do cinema experimental, como as constantes fragmentacoes das narrativas e anamorfoses das imagens. A interseccao desses dominios possibilitaria a existencia da estilistica filmica designada como documentario poetico, o que se considera ser o caso dos filmes abordados neste trabalho. Abstract

Referência(s)