
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
2005; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 7; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172005070303
ISSN1983-2117
AutoresAna Luiza Bittencourt Paiva, Carmen Maria de Caro Martins,
Tópico(s)Science Education and Pedagogy
ResumoResumo: As investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário.
Referência(s)