
PROJETO HORTA VIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Espanhol
ISSN
2178-938X
AutoresHemerson Fernandes Calgaro, Israel Antônio Alfonso, Carlos Augusto Moraes e Araújo,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoO presente trabalho trata de uma experiencia de extensao universitaria desenvolvida nos anos de 2001 e 2006, envolvendo estudantes universitarios, tendo como objetivo principal a promocao da inclusao social de uma comunidade do municipio de Fernandopolis, estado de Sao Paulo a partir de iniciativas de capacitacao, geracao de trabalho e renda, alem da melhoria da seguranca alimentar e nutricional. Promovido pelos integrantes do Rotaract Club daquela cidade, o projeto foi desenvolvido em tres fases, sendo a primeira dedicada a capacitacao das pessoas diretamente envolvidas na producao vegetal de hortalicas, frutiferas e plantas medicinais; seguida pela realizacao de um curso sobre aproveitamento total dos alimentos e preparacao da multimistura como forma de utilizacao integral dos recursos nutricionais disponiveis nos alimentos, e uma terceira etapa caracterizada pela criacao e transmissao de habilidades como meio de gerar renda e condicoes de empregabilidade atraves da oferta de cursos de confeccao de produtos caseiros de limpeza, de culinaria – massas, processamento artesanal de frutas e legumes e o de processamento artesanal da mandioca. Os resultados mostram que foram obtidos ganhos na qualidade e variedade das refeicoes das familias beneficiadas, que foram criadas oportunidades de obtencao de renda por meio das capacitacoes para expressiva parcela dos participantes e, que de modo geral, possibilitou a mudanca da realidade local atraves da acao protagonista dos envolvidos, contribuindo adicionalmente para sua seguranca alimentar e nutricional. O Projeto Horta Viva revelou-se uma oportunidade de intervencao do saber universitario para a melhoria das condicoes locais de vida, numa perspectiva nao assistencialista aliando promocao da dignidade humana, inclusao social e exercicio da cidadania possibilitando ao mesmo tempo a aplicacao e consolidacao de conhecimentos academicos dos universitarios envolvidos por meio de sua insercao na complexidade e riqueza de uma realidade local. Devido ao exito desta experiencia pioneira, este projeto foi posteriormente implantado no norte do Peru e outras cidades do interior do estado de Sao Paulo. ABSTRACT. The present work is a University Extension experience developed in the 2001-2006 period, involving students, having as main objective the promotion of social inclusion of a community of the municipality of Fernandopolis, Sao Paulo State, Brazil, from capacity building initiatives, generation of jobs and income, in addition to improving food and nutritional security. Promoted by members of the Rotaract Club of that city, the project was developed in three phases, the first being dedicated to the empowerment of people directly involved in the production of vegetables, fruit trees and medicinal plants; followed by offering a course on total utilization of food and preparation of nutrients as a form of full use of nutritional resources available in foods, and a third stage characterized by the creation and transmission of skills as a means of generating income and employment conditions by offering cooking courses of homemade products, cleaners-cooking pastacraft of processing fruits and vegetables and the small-scale processing of cassava. The results show that were achieved gains in quality and variety of meals of households, that have been created opportunities to obtain income by means of trainings for expressive portion of participants and, in general, led to the change of the local reality of the protagonist through the action involved, contributing in addition to their food and nutritional security. The Horta Viva Project proved an opportunity for intervention of the University for the improvement of knowing local conditions of life, in a perspective not paternalistic combining promotion of human dignity, social inclusion and citizenship while enabling the implementation and consolidation of academic knowledge of academics involved through their insertion in the complexity and richness of a local reality. Due to the success of this pioneer experience, this project was subsequently deployed in Northern Peru and other cities in the Sao Paulo State, Brazil. RESUMEN. El presente trabajo es una experiencia de extension universitaria desarrollada en 2001 y 2006, la participacion de los estudiantes universitarios, que tiene como objetivo principal la promocion de la inclusion social de una comunidad en el municipio de Fernandopolis, estado de Sao Paulo a partir de iniciativas de creacion de capacidad, la generacion de empleo e ingresos, ademas de mejorar la seguridad alimentaria y la nutricion. Promovido por los miembros del Club Rotaract de la ciudad, el proyecto se desarrollo en tres fases, la primera dedicada a la capacitacion de las personas directamente involucradas en la produccion de cultivos de hortalizas, frutas y plantas medicinales, seguido de la realizacion de un curso sobre la utilizacion total de los alimentos y preparacion de la mezcla de varios como una forma de la plena utilizacion de los recursos alimenticios disponibles en los alimentos, y una tercera etapa caracterizada por la creacion y transmision de conocimientos como un medio para generar ingresos y condiciones de empleo, ofreciendo cursos de toma de productos caseros de limpieza, de cocina - Pastas alimenticias, el procesamiento artesanal de frutas y verduras y el procesamiento artesanal de la yuca. Los resultados muestran que se lograron en calidad y variedad de comidas de los beneficiarios, que se crearon las oportunidades de ingresos a traves de la formacion de una proporcion significativa de los participantes, y que en cambio en general, posible de la realidad local a traves de la accion protagonista de los involucrados, lo que contribuye a la seguridad alimentaria y la nutricion. El Proyecto Horta Viva demostro ser una oportunidad para intervenir en el conocimiento de la universidad para mejorar las condiciones de vida locales en la promocion del bienestar no la combinacion de la dignidad humana, la inclusion social y la ciudadania al tiempo que permite la implementacion y consolidacion del conocimiento academico los estudiantes universitarios involucrados a traves de su inclusion en la complejidad y la riqueza de una realidad local. Debido al exito de este experimento pionero, este proyecto se desplego posteriormente en el norte de Peru y otras ciudades del estado de Sao Paulo.
Referência(s)