A abordagem AME: elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música

2014; Volume: 18; Issue: 23 Linguagem: Português

ISSN

2358-033X

Autores

Zuraida Abud Bastião,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este artigo se baseia nos resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou ainfl uencia de uma proposta de formacao docente no desenvolvimento de articulacoes entre teoriae pratica durante o estagio de uma estudante do curso de Licenciatura em Musica da UniversidadeFederal da Bahia, Brasil. Usando um estudo de caso, a pesquisa desenvolveu e aplicou umaabordagem de ensino com enfase em apreciacao musical, intitulada abordagem AME – ApreciacaoMusical Expressiva – tomando a abordagem Pontes como referencial teorico. Dados foram coletadosem uma escola do ensino fundamental de Salvador, Bahia. Apos cruzar os metodos (autobiografi a,entrevista, relatorio, questionarios, memorandos, diarios de campo, registros em video) e fontes dedados (pesquisadora, estagiaria, estudantes do ensino fundamental, dirigentes escolares, professoresda banca examinadora), nas 22 cenas analisadas, comprovou-se que a orientacao docente baseadana abordagem AME infl uenciou signifi cativamente o processo de articulacao entre teoria e praticadurante a experiencia de estagio da estudante.

Referência(s)