A GASTRONOMIA COMO MARCA IDENTITÁRIA DA CULTURA SANFRANCISCANA
2011; Linguagem: Português
10.21452/rde.v0i0.1249
ISSN2178-8022
Autores Tópico(s)Culinary Culture and Tourism
ResumoOs habitos alimentares podem ser considerados patrimonio imaterial de um povo. Atraves da alimentacao e possivel visualizar e sentir tradicoes que nao sao ditas. A alimentacao e tambem memoria, opera muito fortemente no imaginario de cada pessoa e esta associada aos sentidos: odor, visao, sabor e audicao. Destacam-se como habitos alimentares as diferencas, as semelhancas, as crencas e a classe social. O bode assado, o surubim em diversas modalidades, hoje tao divulgados em restaurantes do pais, sao marcas identitarias da regiao em estudo que passa por transformacoes com a introducao de novos produtos e habitos a exemplo do vinho em substituicao da cachaca ou mesmo da cerveja, do tucunare (peixe vindo da Amazonia), da tilapia, especie vinda do Japao, da pizza ou mesmo da comida a quilo. Sao novos habitos, novas identidades que podem ou nao preservar saberes e sabores passados por geracoes.
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