A “Mcdonaldização” da fé - um estudo sobre os evangélicos brasileiros

2008; Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, Núcleo de Estudos e Pesquisa do Protestantismo; Volume: 17; Linguagem: Português

10.22351/nepp.v17i0.2047

ISSN

1678-6408

Autores

Eduardo Guilherme de Moura Paegle,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Este trabalho analisa diversas questoes contemporâneas envolvendo os evangelicos brasileiros, entre eles, podemos citar: a fe vista como espetaculo, a relacao com a midia e a sociedade imagetica, bem como a insercao desse grupo religioso enquanto mercado consumidor. Utiliza-se nesta analise a “Mcdonaldizacao”, como metafora para as caracteristicas que permeiam notadamente os grupos neopentecostais, mais centrados no descarte da memoria, quando comparados aos grupos ligados a Reforma Protestante do seculo XVI, tornando o campo religioso brasileiro mais plural e dinâmico e acentuando o trânsito religioso.

Referência(s)
Altmetric
PlumX