
A criação do personagem no “Filme de Artista”: divagações sobre a obra de Tim Burton
2011; Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras; Volume: 3; Linguagem: Português
10.17851/2317-4242.3.0.199-214
ISSN2317-4242
AutoresMaria Angélica Amâncio Santos,
Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO trabalho pretende refletir sobre a obra cinematográfica do diretor norte-americano Tim Burton, em sua relação com a literatura, e destacando sua acuidade na construção de personagens. Para isso, efetua-se um paralelo entre o gênero “livro de artista” e os estudos realizados em Literatura Comparada acerca de artistas que atuam em mais de uma mídia – como William Blake e Wasilly Kandinsky –, destacando-se tal justaposição, na contemporaneidade, em obras cinematográficas de diretores como Peter Greenaway, Ingmar Bergman e, em especial, de Tim Burton, na busca de definir a express~o “filme de artista”. Procura-se, ainda, refletir brevemente sobre as mudanças operadas pelo cinema na percepção da arte, bem como sobre as particularidades do cinema de animação. Em um momento posterior, busca-se pensar a transposição intersemiótica, especialmente na transposiç~o do poema “The Nitghtmare Before Christmas” para o filme homônimo. Mencionam-se outras obras do diretor, mas focalizam-se, além deste filme, a animaç~o “Noiva Cad|ver” e o livro de poemas O triste fim do menino ostra – e outras histórias, que são, à medida do possível, descritos, com o fim de destacar aspectos relevantes para o encaminhamento desta análise intersemiótica.
Referência(s)