
Escopo de projeto para criação de um Plano de Negócios
2014; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.19177/reen.v7e12014p.29-55
ISSN1984-3372
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo Brasil, 27% das empresas criadas encerrem suas atividades no primeiro ano de existência, e 58% delas até o final do quinto ano. Assim, os objetivos do artigo são: apresentar a composição de um Plano de Negócios por meio da EAP (Estrutura Analítica de Projetos) utilizando o padrão do Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge), e discutir se a criação de um Plano de Negócios aumentaria a probabilidade de sucesso de uma nova empresa. A metodologia utilizada foi composta de três etapas: revisão bibliográfica, definição dos entregáveis de um projeto para criação de um novo negócio e análise das principais razões para o encerramento de uma empresa em seus primeiros anos de existência. Os resultados apontaram que a existência de um Plano de Negócios não é sinônimo de sucesso, mas, certamente aumenta a probabilidade disto acontecer, pois a maioria das causas identificadas teria sido suprida pela elaboração de um Plano de Negócios.
Referência(s)