Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Significações de professores de ciências a respeito do livro didático

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172008100108

ISSN

1983-2117

Autores

Mariana Cassab, Isabel Martins,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Resumo: A partir da contribuição teórico-metodológica da análise de discurso francesa investigamos os sentidos que professores de ciências atribuem ao livro didático em um contexto de escolha do material, compreendendo estas significações na relação com o discurso da política do livro didático e da formação docente. Concluímos que são plurais os sentidos atribuídos a um mesmo critério de seleção do material didático, assim como para diferentes critérios, entrelaçando-se nos processos de significação diversas imagens de aluno e ensino. Considerações a respeito da natureza da ciência e veiculação nos livros de preconceitos e doutrinação religiosa se calam no discurso do professor e igualmente constituem suas significações a respeito do livro.

Referência(s)